RD Online
Terça, 26 de Outubro de 2021
25°

Poucas nuvens

Redentora - RS

Previsão do Tempo PREVISÃO DO TEMPO

Feriadão Farroupilha terá sol, chuva e temporais - RD Foco

Metade Norte terá mais chuva nesta sexta e Metade Sul do Rio Grande do Sul registrará instabilidade maior na segunda-feira com uma frente quente

16/09/2021 às 21h04
Por: Depto de Jornalismo Fonte: Estael Sias/MetSul
Compartilhe:
Foto: RD Foco
Foto: RD Foco

O feriadão de 20 de setembro terá momentos muito aproveitáveis em que o sol aparece com temperatura agradável, mas os gaúchos não experimentarão tempo firme durante todo o período. A MetSul projeta chuva em parte do feriadão e temporais isolados. O dia que mais preocupa é justamente o da data farroupilha, quando frente quente atuará no Estado com muita chuva e tempestades em parte do território gaúcho.

Muitas nuvens cobrem a Metade Norte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira com chuva que será por vezes forte a torrencial com altos volumes em algumas cidades, em particular do Planalto, Alto Uruguai e mais ao Norte da Serra e Aparados. Haverá trovoadas com risco de vento forte e, principalmente, granizo localizado. Na faixa central, o que inclui Santa Maria e Porto Alegre, sol e nuvens com aumento de nebulosidade seguido de chuva. Na Metade Sul, sol e nuvens. Qualquer instabilidade será esparsa e fraca. O dia começa frio no Sul e será agradável. No Norte do Estado, a temperatura pouco varia pela chuva.

FIM DE SEMANA

Já o sábado terá sol na maioria das regiões gaúchas, mas nuvens devem ser esperadas. Ar mais quente ingressa e, a despeito de um começo de dia ameno, a tarde será quente em muitas regiões. Na Metade Sul e em áreas costeiras são esperadas nuvens baixas e médias e pode até ocorrer chuva leve e garoa, sobretudo no Sul gaúcho.

O domingo, por sua vez, começa com sol em parte do Estado, mas com nevoeiro e nuvens baixas que podem trazer garoa ou chuva leve no Sul e no Leste gaúcho. Áreas de instabilidade se formam entre a madrugada e de manhã no Oeste. No decorrer do domingo, a chuva avança de Oeste para Leste e da tarde para a noite o tempo passa a chuvoso na maioria das cidades gaúchas. Por isso, Porto Alegre deve ter um domingo de sol e nuvens com períodos de nublado a encoberto e chance de precipitação leve no começo do dia e chuva com trovoadas à noite.

FERIADO FARROUPILHA

A segunda, data magna do Rio Grande do Sul, terá condições muito variáveis de região para outra. Uma frente quente traz muito nuvens e chuva no decorrer do dia para o Oeste, o Sul, parte do Centro e o Leste gaúcho. As pancadas serão fortes a torrenciais com muitos raios e alto risco de temporais isolados de vento forte e granizo de variado tamanho. Em parte da Metade Norte, o feriado terá sol e nuvens em parte do dia com muito calor no Noroeste e no Norte gaúcho. A região de Santa Rosa pode ter máximas de 33ºC a 35ºC.

VOLUMES DE CHUVA

Os volumes de chuva devem ser altos no Rio Grande do Sul durante o feriadão farroupilha. Os acumulados de precipitação devem superar os 100 mm em algumas regiões, não se afastando mesmo marcas perto de 150 mm em alguns pontos. 

Como vão se dar os volumes altos? Serão dos períodos de maior instabilidade. Na Metade Norte, grande parte da chuva indicada deve cair nesta sexta-feira. Já no Oeste, no Centro, no Sul e parte do Leste gaúcho grande parte dos volumes projetados deve cair no domingo e, em especial, na segunda-feira com uma frente quente.

Os volumes de chuva da segunda-feira podem ser muito altos em pontos da Metade Sul e do Oeste do Rio Grande do Sul com acumulados possíveis de até 30 mm a 50 mm por hora em algumas cidades, o que deve trazer alagamentos e risco de inundações com subida de rios já com seus níveis altos por recentes episódios de precipitação volumosa na região. 

*Estael Sias/MetSul

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias