RD Online
C-TEC REDENTORA
Banner Site
CS CLIMATIZAÇÃO EM TENENTE PORTELA
Vital Seg Serviços de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional
UNOPAR VESTIBULAR
Clean Lar
Mecânica e Auto Elétrica Pampa
Via Tec telecom
Casa Nova de Redentora
Laboratório Santo Antônio Análises Clínicas de Coronel Bicaco
JP Celulares Redentora
Cotricampo
Anúncio Rádio RD Online
UNOPAR INFE
Santos Monitoramento
Farmácia Santa Inês Rede Associadas
Lemarco
RD ANÚNCIO G
Mânica Contabilidade
JL MÓVEIS E ESQUADRIAS REDENTORA
Cervejaria da Praça
Physical Life Stúdio de Musculação
Agroredenção

Governador sanciona projeto que valoriza o churrasco e o chimarrão como símbolos do RS

15/09/2021 10h41
Por: Depto de Jornalismo .
Fonte: Secom/RS
Deputado Adolfo Brito, governador Leite, deputado Elton Weber e o chefe de Gabinete da Casa Civil, Jonatan Brönstrup - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Deputado Adolfo Brito, governador Leite, deputado Elton Weber e o chefe de Gabinete da Casa Civil, Jonatan Brönstrup - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

No dia em que começaram as atividades alusivas aos Festejos Farroupilhas 2021, com o acendimento da chama crioula nesta terça-feira (14/9), o governador Eduardo Leite sancionou um projeto de lei que valoriza a cadeia produtiva do churrasco e do chimarrão, os dois principais símbolos da cultura gaúcha.

O PL 80/2017, de autoria do deputado estadual Elton Weber, altera a Lei 11.929, de 20 de junho de 2003, instituindo que no Dia do Chimarrão, 24 de abril, haverá a "Mateada de Integração Gaúcha" na Assembleia Legislativa. O projeto também cria premiações que ocorrerão a partir de 2022, uma delas para a churrascaria que faz o melhor churrasco campeiro e outra para a cadeia produtiva da erva-mate.

“Faz parte do nosso jeito de ser, faz parte dos nossos dias tomar chimarrão e comer churrasco. É muito mais do que itens da culinária, é motivo de reunir as pessoas. São hábitos que estão intimamente ligados à vontade do povo gaúcho de estar junto, da fraternidade e da alegria de estarmos juntos. Ainda não podemos voltar a compartilhar o mate, mas, com o avanço da vacinação, já podemos nos reunir para prosear e assar uma carne. Nada mais justo do que o chimarrão e o churrasco constarem em lei como símbolos do Estado. Parabéns pela iniciativa e aprovação, e agora vamos trabalhar cada vez mais para valorizar a nossa cultura”, destacou o governador.

No mesmo ato, ocorrido no Palácio Piratini e com transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador também sancionou o projeto 549/2019, do deputado Adolfo Brito, que denomina Viaduto Fritz e Frida a estrutura viária inaugurada em 2018 no km 100 da RSC-287, no principal acesso ao município de Santa Cruz do Sul.

Depois de formalizar as normativas por meio da sanção, Leite cumprimentou os deputados que tiveram suas leis reconhecidas pela Assembleia Legislativa e, agora, também validadas pelo Executivo. Os projetos de lei sancionados devem ser publicados em edição extra do Diário Oficial do Estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.