RD Online
Terça, 26 de Outubro de 2021
25°

Poucas nuvens

Redentora - RS

Previsão do Tempo PREVISÃO DO TEMPO

Previsão do Tempo; Massa de ar frio chega com geada na metade da semana - RD Foco

Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná terão queda de temperatura e geada deve se limitar a poucas áreas

12/09/2021 às 13h10
Por: Depto de Jornalismo Fonte: MetSul
Compartilhe:
Foto: RD Foco
Foto: RD Foco

Massa de ar frio vai ingressar no Sul do Brasil nesta semana com queda de temperatura e deve trazer geada para algumas localidades. O resfriamento será precedido ou vai ser acompanhado de chuva nos três estados do Sul a partir da metade da semana com o avanço de uma frente fria que trará chuva e temporais.

A massa de ar frio que ingressa na metade da semana não é de forte intensidade, entretanto vai provocar mínimas abaixo das médias históricas desta época do ano em parte do Rio Grande do Sul, onde atuará com maior intensidade. As menores mínimas devem ocorrer no Oeste e no Sul gaúcho que terão ar mais frio em altitude e tempo mais seco e aberto.

A região de fronteira com o Uruguai, em particular, deve ter temperatura mais baixa durante as madrugadas de quarta e quinta com marcas de 3ºC a 5ºC na quarta (15) e de 2ºC a 4ºC na quinta (16). Mínimas baixas devem ser aguardadas ainda no Sul gaúcho, em particular na Serra do Sudeste que terá marcas perto de 0ºC em baixadas.

Na região de Pelotas, as mínimas na quarta e na quinta podem ficar entre 5ºC e 7ºC. Na região de Santa Maria, os termômetros devem indicar entre 5ºC e 7ºC na quarta e na quinta. Porto Alegre, por sua vez, pode ter 9ºC ou 10ºC na quarta e 7ºC ou 8ºC na quinta com mínimas menores na região metropolitana.

Na Serra e nos Aparados, esfria mais nas madrugadas de quarta, quinta e sexta, entretanto não são projetadas mínimas muito baixas porque haverá nuvens na região e o ar frio não terá a mesma potência do Sul gaúcho.

Uma vez que o ar frio não vai conseguir progredir com maior intensidade para Santa Catarina e o Paraná e ainda haverá nuvens e instabilidade nos dois estados, a geada deve se limitar mais ao Centro-Sul gaúcho e ao Centro da Argentina e o Uruguai. Áreas produtoras de trigo e milho do Sul do Brasil, assim, devem escapar majoritariamente do risco de geada nesta semana.

Incursões de ar frio nesta época do ano tendem a ser menos intensas e costumam influenciar o tempo por poucos dias. Por isso, apesar de fazer frio quarta e quinta na madrugada em várias regiões do Rio Grande do Sul, as tardes serão muito agradáveis. No Paraná, ao contrário, máximas baixas devem ocorrer porque o ar frio vai atuar com chuva. Curitiba, por exemplo, deve ter uma fria tarde de quinta-feira.

Em consequência do ar seco e frio da última massa de ar frio que ingressou na última semana, a madrugada deste domingo (12) chegou a ter temperatura baixa pelo tempo seco e muito aberto com céu claro na madrugada. Os termômetros indicaram 3,3ºC em São José dos Ausentes, 4,7ºC em Soledade, 5,7ºC em Cambará do Sul, 5,8ºC em Encruzilhada do Sul e 5,9ºC em Canela. Ontem (11), o Planalto Sul catarinense teve até geada e marcas negativas enquanto no Rio Grande do Sul a mínima chegou a 1,7ºC em Soledade.

*MetSul

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias