RD Online
Barbearia e Lancheria Stein
RD ANÚNCIO G
JP Celulares Redentora
Anúncio Rádio RD Online
Zé Automóveis Multimarcas
Casa Nova de Redentora
Santos Monitoramento
Auto Posto Gemelli
C-TEC REDENTORA
Banner Site
Estofaria e Vidraçaria Fanezzi
CS CLIMATIZAÇÃO EM TENENTE PORTELA
Cervejaria da Praça
Cotricampo
UNOPAR VESTIBULAR
UNOPAR INFE
Farmácia Santa Inês Rede Associadas
JL MÓVEIS E ESQUADRIAS REDENTORA
Via Tec telecom
Laboratório Santo Antônio Análises Clínicas de Coronel Bicaco
Vital Seg Serviços de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional
Lemarco
Mecânica e Auto Elétrica Pampa

Governo do RS cobra medidas mais restritivas contra a Covid nas regiões de Ijuí, Santa Rosa e Passo Fundo

11/06/2021 16h02
Por: Depto de Jornalismo .
Fonte: G1 RS
Secretária Arita Bergmann durante reinião com regiões de Ijuí, Santa Rosa e Passo Fundo — Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini/Divulgação
Secretária Arita Bergmann durante reinião com regiões de Ijuí, Santa Rosa e Passo Fundo — Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini/Divulgação

O Gabinete de Crise para combate à pandemia do governo do Rio Grande do Sul cobrou, nesta sexta-feira (11), protocolos mais restritivos no enfrentamento à Covid-19 nas regiões de Ijuí, Santa Rosa e Passo Fundo. Segundo o Palácio Piratini, as medidas adotadas nessas localidades não estão sendo suficientes para frear o contágio por coronavírus.

Durante a manhã, representantes dos municípios dessas regiões estiveram reunidos com autoridades estaduais. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, cobrou adequações nos planos apresentados pelas prefeituras.

"Não pode ser uma carta de boas intenções, precisa ser um plano de ações concretas", afirmou.

Desde maio, Ijuí, Santa Rosa e Passo Fundo estão no nível de Alerta, o segundo do Sistema 3 As de Monitoramento. Nesse patamar, as regiões precisam adotar planos de Ação (3ª fase) contra a pandemia. O primeiro nível é o de Aviso.

Razões apontadas

De acordo com dados do governo do estado, a região de Passo Fundo tem a maior incidência de novos casos de Covid entre as 21 regiões do RS e a terceira maior taxa de mortalidade. Além disso, os leitos de terapia intensiva (UTIs) dos hospitais da localidade estão superlotados.

Santa Rosa tem a segunda maior incidência de casos de Covid do estado, apresenta alta nas mortes e esgotamento dos leitos críticos. Já em Ijuí, além da incidência e do alto número de óbitos a cada 100 mil habitantes, a ocupação das UTIs se aproxima de 100%.

Na próxima segunda (14), haverá reuniões com prefeitos das regiões de Cachoeira do Sul, Erechim, Palmeira das Missões e Cruz Alta. O secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, reforçou a necessidade de revisão dos planos.

"Os dados das regiões estão nos preocupando, e as ações precisam ser ainda mais efetivas", disse.

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Marcelo Lemos Dornelles, participou das reuniões virtualmente. Além dele, também estiveram nos encontros o coordenador do Gabinete de Crise, Marcelo Alves, e as equipes técnicas dos Grupos de Trabalho de Saúde e de Protocolos.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.