RD Online
Cervejaria da Praça
Anúncio Rádio RD Online
Zé Automóveis Multimarcas
Cotricampo
Vital Seg Serviços de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional
Lemarco
Mecânica e Auto Elétrica Pampa
Farmácia Santa Inês Rede Associadas
JP Celulares Redentora
UNOPAR INFE
Banner Site
Jucerlei Dutra Advocacia
Decorações, Festas e Eventos Arco-Íris
JL MÓVEIS E ESQUADRIAS REDENTORA
Santos Monitoramento
Casa Nova de Redentora
C-TEC REDENTORA
CS CLIMATIZAÇÃO EM TENENTE PORTELA
Barbearia e Lancheria Stein
Estofaria e Vidraçaria Fanezzi
Auto Posto Gemelli
RD ANÚNCIO G
Laboratório Santo Antônio Análises Clínicas de Coronel Bicaco
UNOPAR VESTIBULAR
Via Tec telecom
ASM Oficina de Música

Após ataque hacker, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul restabelece parte dos sistemas eletrônicos

03/05/2021 16h08
Por: Depto de Jornalismo .
Fonte: O Sul
Foto: Divulgação/TJ-RS
Foto: Divulgação/TJ-RS

Com o setor de TI (Tecnologia da Informação) do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) trabalhando de forma ininterrupta, alguns serviços eletrônicos puderam ser restabelecidos neste começo de semana. Na última quarta-feira (28), a instituição sofreu um ataque cibernético que deixou inoperante todo o sistema de informática do judiciário gaúcho.

Na manhã desta segunda-feira (03), o TJ informou o restabelecimento de mais alguns serviços aos usuários externos, agregando aos que foram disponibilizados durante o final de semana.

A partir desta segunda-feira, a CADI (Central de Atendimento do Departamento de Informática) volta a funcionar. O serviço está disponível para registro de atendimentos pelo link: https://cadi.tjrs.jus.br, ou pelos telefones (51) 3210.7565 (público interno) e (51) 3210.7965 (Advogados).

Estão em funcionamento os sistemas eproc (1° e 2° Graus), SEI, webmail, videoconferências via plataformas PEXIP e BBB (Big Blue Button).

A partir desta segunda-feira também retorna a funcionar o sistema Methis (para realização de mediação e conciliação pelo CEJUSCs) e GRP Thema (sistema de gestão administrativa integrado). Todos esses serviços podem ser acessados através do site: www.tjrs.jus.br. O TJ reforça que como os técnicos seguem trabalhando poderão ocorrer instabilidades pontuais. Em caso de dificuldade técnica, contatar a CADI.

Seguem fora do ar e indisponíveis os serviços Metaframe e VPN. Também continua vedado o acesso remoto e o uso das estações de trabalho dentro da rede do judiciário estadual. O sistema utilizado para gravação de audiência no 1º Grau (DRS) ainda não está operando.

Site temporário

No último sábado (01), o TJ divulgou um site estático, onde podem ser acessados de forma segura os principais serviços aos usuários externos e internos que estão em funcionamento. No portal estão disponíveis eproc, SEEU, SEI, Diário da Justiça Eletrônico, Balcão Virtual, Plantão de 1º e 2º Graus e Correio Eletrônico. Também encontra-se publicada a Resolução da Presidência que suspendeu os prazos físicos e eletrônicos e as últimas atualizações sobre a retomada dos sistemas de informática.

O site ficará no ar temporariamente até o restabelecimento dos serviços. No site podem acessados também dois comunicados, sendo que um estabelece os procedimentos a serem adotados pelo Plantão Jurisdicional no âmbito do 2º Grau de Jurisdição, enquanto perdurar a instabilidade de alguns sistemas de informática. Já o outro determina os procedimentos a serem adotados nas sessões de julgamento no âmbito do 2º Grau de Jurisdição em razão da instabilidade dos sistemas de informática.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.