Num intervalo de 12 dias, o estudante de psicologia Jovane de Oliveira, de 25 anos, perdeu o pai e a mãe, vítimas da Covid-19. Mesmo de luto, o jovem de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, decidiu agir em solidariedade àqueles que passam pelas mesmas dificuldades que seus pais e aos profissionais de saúde. Jovane mobilizou amigos para arrecadar donativos para o Hospital Centenário, o maior da cidade.
"Está sendo o momento mais difícil da minha vida. Mas eu entendo todo o trabalho que os profissionais de saúde estão tendo. Eu só tenho a agradecer pelo trabalho que eles fizeram com os meus pais e continuam fazendo para salvar pessoas. Eu sei que eles fizeram de tudo para salvá-los", relatou.
A iniciativa já juntou 138 pacotes de fraldas para pacientes adultos e R$ 2,3 mil. A campanha, que ainda não encerrou, emocionou a equipe da instituição de saúde, como conta a presidente da unidade, Lilian Silva.
"Foi muita emoção, a gente está recebendo com muito carinho", disse.
Luto e solidariedade
Jovane e os pais, João Miguel, de 68 anos, e Nevolanda, de 64, testaram positivo para o coronavírus em meados de março. Enquanto os sintomas do filho foram leves, a situação dos pais foi mais grave.
João Miguel foi internado no dia 19 de março, e morreu três dias depois. Nevolanda foi internada no dia 21 e, sem saber da morte do marido, acabou perdendo a vida na última sexta (3).
Durante a internação dos pais, o estudante percebeu que não só eles, mas outros pacientes necessitavam de itens como roupas, água e fraldas. Foi quando reuniu a namorada, Roberta, de 22 anos, e alguns amigos para arrecadar donativos.
"É difícil para uma pessoa comprar um pacote de fralda, não é um item barato. A gente resolveu lançar essa campanha e, de alguma forma, levar algum conforto para essas pessoas", contou Jovane.
A presidente do Hospital Centenário ressalta que a iniciativa inspirou a comunidade.
"É um movimento importante, que está dando uma repercussão muito bacana na cidade. Muitos empresários, muitas pessoas aderiram à campanha dele e estão trabalhando para nos ajudar", comentou.
Segundo Lilian Silva, o jovem enviou um e-mail à instituição agradecendo pelo tratamento oferecido aos pais.
"Quando um familiar começa a se envolver com o nosso dia a dia, com a nossa rotina, e entender as nossas preocupações em dar o melhor para o paciente e também para esse familiar, que acaba adoecendo nesse processo, numa questão muito mais emocional, é um grande reconhecimento"
Jovane agora busca arrecadar tecidos para a confecção de aventais para os pacientes. O Hospital Centenário afirma que interessados em efetuar doações devem procurar a entidade pelo e-mail comunicação@hospitalcentenario.rs.gov.br.
São Leopoldo já registrou 333 óbitos por coronavírus e 22,5 mil casos da doença, segundo dados levantados pela prefeitura até a terça-feira (6). A cidade já vacinou 27,3 mil pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, o Hospital Centenário tem lotação de 96% dos leitos de UTI nesta quarta (7).
Mín. 9° Máx. 19°