RD Online
Joalheria, Floricultura e Casa das Linhas Pereira
JP Celulares Redentora
Auto Posto Gemelli
C-TEC REDENTORA
RD ANÚNCIO G
Via Tec telecom
ZÉ AUTOMÓVEIS
Mecânica e Auto Elétrica Pampa
Ceducar Centro Educacional Carla Renati Andriguetto
Banner Site
Lemarco
Casa Nova de Redentora
Estofaria e Vidraçaria Fanezzi
Vital Seg Serviços de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional
Cotricampo
CS CLIMATIZAÇÃO EM TENENTE PORTELA
JL MÓVEIS E ESQUADRIAS REDENTORA
Lancheria e Barbearia Stein
Cervejaria da Praça
Sicredi
UNOPAR VESTIBULAR
CENTER MÓVEIS REDENTORA
Anúncio Rádio RD Online
UNOPAR INFE

China lança robô que faz teste de Covid-19

Equipamento reduz risco de contágio por profissionais da saúde

13/01/2021 17h35
Por: Depto de Jornalismo .
Fonte: AFP
Robô auxiliará nos testes de Covid-19 | Foto: AFP
Robô auxiliará nos testes de Covid-19 | Foto: AFP

"Diga aaah!": Uma cidade no Nordeste da China usou pela primeira vez nesta quarta-feira um robô para realizar testes de Covid-19, como parte de uma campanha de detecção massiva após o registro de alguns novos casos.

Instalado em um jardim de infância em Shenyang, capital da província de Liaoning, esse braço articulado, controlado remotamente por um operador, raspa delicadamente a garganta dos pacientes com um cotonete. As principais vantagens do robô: ele reduz o risco de contágio por profissionais de saúde e possui alta precisão de movimentos.

Pouco impressionados com o equipamento futurista, muitos residentes de Shenyang fizeram fila nesta quarta em frente ao centro de testes instalado na escola. Depois de ter seu documento de identificação escaneado, os pacientes se sentam em frente ao dispositivo e uma voz feminina pré-gravada pede educadamente que abram a boca.

O robô então direciona o cotonete à garganta do paciente. Um operador coberto por uma roupa de proteção completa controla tudo remotamente por meio de uma câmera instalada no braço robótico e uma tela.

A China conseguiu em grande parte conter a pandemia de coronavírus em seu território desde a primavera boreal (outono no Brasil) de 2020. No entanto, precisou enfrentar pequenos focos de algumas dezenas de pessoas por algumas semanas. As autoridades reagem de forma dinâmica, impondo confinamentos e restrições de viagem, ou campanhas massivas de testagem realizadas em poucos dias com dezenas de milhões de pessoas.

Os robôs estão se tornando mais comuns e populares na China, especialmente no setor industrial, mas também nas tarefas cotidianas, como entregar refeições ou carregar bagagens.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.