RD Online
Cervejaria da Praça
JL MÓVEIS E ESQUADRIAS REDENTORA
Auto Posto Gemelli
C-TEC REDENTORA
Casa Nova de Redentora
CS CLIMATIZAÇÃO EM TENENTE PORTELA
Via Tec telecom
UNOPAR INFE
CENTER MÓVEIS REDENTORA
Banner Site
Rafa Instalações
Lemarco
UNOPAR VESTIBULAR
Vital Seg Serviços de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional
ZÉ AUTOMÓVEIS
Ceducar Centro Educacional Carla Renati Andriguetto
Anúncio Rádio RD Online
Gordelícias
Sicredi
Cotricampo
JP Celulares Redentora
Mecânica e Auto Elétrica Pampa
MÁQUINAS E TRATORES

Agricultura lança plataforma para registro de máquinas e tratores

Produtores rurais estão isentos de emplacar seus equipamentos

20/11/2020 17h12
Por: Depto de Jornalismo
Fonte: Agência Brasil
Foto: RD Foco/Arquivo
Foto: RD Foco/Arquivo

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou hoje (20) uma plataforma digital para que os produtores rurais possam registrar tratores e máquinas gratuitamente. A iniciativa, batizada de Plataforma de Registro e Gestão de Serviços, Marcas, Tratores e Equipamentos (ID Agro), foi desenvolvida em uma parceria da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa com o Instituto CNA (ICNA).

Com o cadastro, os tratores, colheitadeiras e outros equipamentos terão um documento oficial que permitirá a circulação em vias públicas. A medida atende uma lei federal que liberou tratores agrícolas de emplacamento e do licenciamento, mas tornou obrigatório o registro em um cadastro específico do Mapa.

“Fizemos essa ferramenta, simples, sem custos para o agricultor, que eu acho que vai ser de grande valia para o produtor rural”, disse a ministra Tereza Cristina durante o lançamento do ID Agro.

A plataforma também permite que os produtores façam notificações em caso de roubos e furtos, bem como dá mais segurança na contratação de seguro do equipamento, uma vez que a rastreabilidade está incluída na plataforma.

"Isso traz uma segurança para quem vai vender e comprar, que eu tenho certeza que aqueles que têm máquinas mais velhas vão querer entrar [no registro] também", disse a ministra.

A plataforma ID Agro poderá ser utilizada direto pelo smartphone, basta baixar o aplicativo pelo Google Play. Atualmente está disponível apenas para Android, mas em breve também estará disponível para iOS e na web.

Inicialmente, a plataforma vai funcionar em uma fase piloto, em que somente alguns agentes autorizados, como as concessionárias de vendas de equipamentos, poderão fazer o registro de tratores novos. Em outra fase o acesso será ampliado e será possível registrar também os tratores antigos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.