RD Online
Vital Seg Serviços de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional
Rafa Instalações
Via Tec telecom
ZÉ AUTOMÓVEIS
Mecânica e Auto Elétrica Pampa
UNOPAR VESTIBULAR
Gordelícias
Anúncio Rádio RD Online
Auto Posto Gemelli
Sicredi
CS CLIMATIZAÇÃO EM TENENTE PORTELA
UNOPAR INFE
CENTER MÓVEIS REDENTORA
Banner Site
Lemarco
JP Celulares Redentora
JL MÓVEIS E ESQUADRIAS REDENTORA
C-TEC REDENTORA
Cotricampo
Ceducar Centro Educacional Carla Renati Andriguetto
Cervejaria da Praça
Casa Nova de Redentora

Rio Grande do Sul ganha 54,4 mil novos empreendedores individuais durante a pandemia

O volume representa avanço de 9,3% em relação aos 49,8 mil MEIs que se formalizaram e iniciaram suas atividades no mesmo período em 2019

21/09/2020 11h05
Por: Depto de Jornalismo .
Fonte: O Sul
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Rio Grande do Sul ganhou, em média, 297 novos MEIs (microempreendedores individuais) por dia na pandemia. De março a agosto, segundo o Portal do Empreendedor mantido pelo governo federal, o Estado registrou a criação de 54,4 mil negócios com este enquadramento. O volume representa avanço de 9,3% em relação aos 49,8 mil MEIs que se formalizaram e iniciaram suas atividades no mesmo período em 2019.

O desempenho está em sintonia com o nacional. No País, surgiram 944,7 mil empreendedores individuais no período, elevação de 12,2% frente a 2019. No Estado, o diretor-superintendente do Sebrae-RS, André Godoy, avalia que o incremento é puxado por empreendedores que enxergaram oportunidade de formalizar um negócio e, em muitos casos, se voltaram ao atendimento de demandas surgidas em meio à crise sanitária.

O contexto de recessão no País, confirmado após dois trimestres seguidos de queda no PIB (Produto Interno Bruto), é apontado por economistas como um dos fatores que pode contribuir para manter a criação de MEIs aquecida.

Como reflexo da crise, o Rio Grande do Sul acumula perda de 95 mil postos de trabalho até julho, conforme o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Os cortes foram concentrados entre março e junho. Em julho, o saldo voltou a ser positivo: 1,2 mil vagas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias