RD Online
Ceducar Centro Educacional Carla Renati Andriguetto
JL MÓVEIS E ESQUADRIAS REDENTORA
CS CLIMATIZAÇÃO EM TENENTE PORTELA
CENTER MÓVEIS REDENTORA
Sicredi
Rafa Instalações
JP Celulares Redentora
Mecânica e Auto Elétrica Pampa
Auto Posto Gemelli
Vital Seg Serviços de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional
Gordelícias
ZÉ AUTOMÓVEIS
Cervejaria da Praça
Via Tec telecom
Banner Site
UNOPAR VESTIBULAR
C-TEC REDENTORA
UNOPAR INFE
Anúncio Rádio RD Online
Casa Nova de Redentora
Lemarco
Cotricampo

Mais da metade das cidades do RS atingem meta do Ideb nas séries iniciais

Nos anos finais do ensino fundamental, só 21,93% cumpriram o desempenho. Picada Café lidera o ranking de desempenho entre colégios municipais.

17/09/2020 10h20
Por: Depto de Jornalismo .
Fonte: G1 RS
Picada Café ficou em primeiro lugar no ranking gaúcho do Ideb — Foto: Reprodução/RBS TV
Picada Café ficou em primeiro lugar no ranking gaúcho do Ideb — Foto: Reprodução/RBS TV

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na terça-feira (15), avaliou o desempenho das redes municipais de educação, responsáveis pelo ensino fundamental, que vai do 1º ao 9º ano. Entre as 436 cidades do Rio Grande do Sul que participaram, mais da metade (52,06%) alcançou ou superou a meta prevista para 2019, que era de 5,7.

Já nos anos finais do EF, 351 cidades foram avaliadas, mas só 21,93% cumpriram a meta, que era de 5,2 — o que demonstra que o desempenho dos estudantes piora à medida que eles avançam.

O presidente da Federação das Associações de Municípios (Famurs), Maneco Hassen, reconhece a dificuldade, mas insiste que é preciso mais investimento.

“É necessário ter planejamento, prioridade. O recurso precisa ser destinado para educação fundamental, para ensino básico, pra que a gente tenha resultados a longo prazo. Precisa ter uma consciência dos gestores públicos pra que a gente consiga qualificar nossa educação", diz.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.