Sábado, 20 de Abril de 2024
12°

Tempo limpo

Redentora, RS

Mundo

Imagens de satélite mostram o antes e o depois da explosão no Líbano

05/08/2020 às 15h57
Por: Depto de Jornalismo . Fonte: Com informações da MetSul
Compartilhe:
Foto: Cnet/Airbus Space
Foto: Cnet/Airbus Space

Imagens de satélite de antes do desastre e captadas hoje mostram a magnitude da destruição em Beirute, no Líbano, após a violenta explosão de ontem. Diversas empresas e agências internacionais divulgarem hoje suas imagens.

Vários armazéns desapareceram e um navio de cruzeiro chamado Orient Queen pode ser visto, segundo Allison Puccioni, analista e fundadora da Armillary Services, uma empresa independente parceira da BlackSky.

A explosão em Beirute trouxe danos em um raio de até 30 quilômetros e chegou a ser ouvida no Chipre, a 250 quilômetros de distância. O aeroporto internacional de Beirute, a 15 quilômetros do local da explosão, experimentou muitos danos. 

O governador de Beirute, Marwan Abboud disse que metade da cidade foi atingida e chegou a comparar o desastre  aos atentados com bomba atômica às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

“Parece o que aconteceu no Japão, em Hiroshima e Nagasaki. Isso é o que me lembra. Em toda a minha vida nunca vi uma destruição nesta escala”, disse o governador, aos prantos. “É uma catástrofe nacional. É um desastre para o Líbano. Não sabemos como vamos nos recuperar disto. Temos que nos manter fortes, temos que ser valentes”, acrescentou.

Números atualizados indicam que 135 pessoas morreram, e outra centena está desaparecida, além de outras quatro mil que ficaram feridas em consequência da explosão atribuída a uma carga de 2.700 toneladas de nitrato de amônia estocadas no Porto desde 2014.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias