RD Online
Gráfica Modelo
TÁXI REDENTORA
Anúncio Rádio RD Online
Vital Seg Serviços de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional
JL MÓVEIS E ESQUADRIAS REDENTORA
Gordelícias
Cervejaria da Praça
UNOPAR INFE
Rafa Instalações
Casa Nova de Redentora
JP Celulares Redentora
Banner Site
CS CLIMATIZAÇÃO EM TENENTE PORTELA
Ellas Engenharia
Via Tec telecom
ZÉ AUTOMÓVEIS
Lemarco
Cotricampo
Macali Brasil
UNOPAR VESTIBULAR
C-TEC REDENTORA
Ceducar Centro Educacional Carla Renati Andriguetto
Auto Posto Gemelli
CENTER MÓVEIS REDENTORA

Em cada litro de gasolina, consumidor do RS pagou R$ 1,43 de ICMS em janeiro

11/02/2020 09h15
Por:
Fonte: Gaúcha ZH
Foto: RD Foco
Foto: RD Foco

Em janeiro, a cada litro de gasolina injetado no tanque, o consumidor gaúcho pagou, em média, R$ 1,43 de ICMS. Desde a semana passada, o peso do tributo estadual sobre o combustível está no centro de um debate desencadeado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Cobrado pela alta nos postos, Bolsonaro disse que o problema está no recolhimento de ICMS, embora os impostos federais representem cerca de 15% do preço final da gasolina. O episódio provocou a reação de governadores, entre eles Eduardo Leite.

— O mais recomendável seria uma reunião, e não tratativas por redes sociais ou por declarações à imprensa — disse o governador do Rio Grande do Sul em entrevista à Rádio Gaúcha no dia 5 deste mês.

Outro fator a ser levado em consideração é a política de preços da Petrobras. Até 2016, no governo Dilma Rousseff, a estatal absorvia os reajustes praticados no mercado internacional. A partir da gestão de Michel Temer, isso mudou, elevando os preços do combustível no país.

Há ainda um terceiro aspecto a ser contabilizado: a repercussão do álcool na conta, que representa 27% da gasolina comum e aditivada. Como o Estado não produz o componente, a maior parte vem do Paraná e de São Paulo, ampliando a fatura.

— Tudo isso se soma para o preço alto. E o mais curioso é que o Rio Grande do Sul é um Estado que produz gasolina mais do que consome. Ainda assim, tem uma das gasolinas mais caras do país — ressalta Zuñeda.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias