RD Online
METALÚRGICA PORTELA
TELE ENTREGA DE GÁS E BEBIDAS DO JAIRO
JP Celulares Redentora
UNOPAR VESTIBULAR
PADARIA E CONFEITARIA DOCE SABOR
C-TEC ELETRÔNICOS E INFORMÁTICA
Anúncio Rádio RD Online
UNOPAR INFE
Cervejaria da Praça
CS CLIMATIZAÇÃO EM TENENTE PORTELA
Gráfica Modelo
C-TEC ELETRÔNICOS E INFORMÁTICA 2
Macali Brasil
Via Tec telecom
CENTER MÓVEIS REDENTORA
Banner Site
Raynet Telecomunicações
Móveis Rústicos do Nego Claudio
Gugui Confecções
Nacional Gás Redentora
JL MÓVEIS E ESQUADRIAS REDENTORA

Em cada litro de gasolina, consumidor do RS pagou R$ 1,43 de ICMS em janeiro

11/02/2020 09h15
Por: Josoel Silvestre
Fonte: Gaúcha ZH
Foto: RD Foco
Foto: RD Foco

Em janeiro, a cada litro de gasolina injetado no tanque, o consumidor gaúcho pagou, em média, R$ 1,43 de ICMS. Desde a semana passada, o peso do tributo estadual sobre o combustível está no centro de um debate desencadeado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Cobrado pela alta nos postos, Bolsonaro disse que o problema está no recolhimento de ICMS, embora os impostos federais representem cerca de 15% do preço final da gasolina. O episódio provocou a reação de governadores, entre eles Eduardo Leite.

— O mais recomendável seria uma reunião, e não tratativas por redes sociais ou por declarações à imprensa — disse o governador do Rio Grande do Sul em entrevista à Rádio Gaúcha no dia 5 deste mês.

Outro fator a ser levado em consideração é a política de preços da Petrobras. Até 2016, no governo Dilma Rousseff, a estatal absorvia os reajustes praticados no mercado internacional. A partir da gestão de Michel Temer, isso mudou, elevando os preços do combustível no país.

Há ainda um terceiro aspecto a ser contabilizado: a repercussão do álcool na conta, que representa 27% da gasolina comum e aditivada. Como o Estado não produz o componente, a maior parte vem do Paraná e de São Paulo, ampliando a fatura.

— Tudo isso se soma para o preço alto. E o mais curioso é que o Rio Grande do Sul é um Estado que produz gasolina mais do que consome. Ainda assim, tem uma das gasolinas mais caras do país — ressalta Zuñeda.