Domingo, 11 de Outubro de 2026
18°

Tempo nublado

Redentora, RS

Previsão do Tempo Muita chuva

Sem trégua: semana deve ser de muita chuva e temporais pelo Estado; veja previsão

11/10/2026 às 10h21
Por: Depto de Jornalismo . Fonte: Gaúcha ZH
Compartilhe:
Foto: Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Foto: Ronaldo Bernardi/Agencia RBS

Os próximos dias devem ser de muita chuva no Rio Grande do Sul. A previsão indica um domingo (11) e um início de semana de tempo instável, com chance de temporais em várias regiões.

Neste domingo, a frente fria que atuou sobre o Estado nos últimos dias se desloca em direção ao Sudeste, enquanto um novo reforço de instabilidade avança pelo Paraguai e pela Argentina. A chuva continua mais provável no Norte, Nordeste e Serra, com possibilidade de temporais isolados no oeste e no centro-norte do Estado.

Como será a semana

A segunda-feira (12) deve começar com tempo instável no Rio Grande do Sul, o que irá se repetir ao longo da semana. A chuva deve atingir com mais força regiões da metade norte do Estado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois alertas de tempestade para parte do território gaúcho válidos para a segunda. Há um alerta laranja que indica uma severidade maior (perigo), que abrange uma pequena faixa na divisa com Santa Catarina. O outro aviso de grau amarelo (perigo potencial) engloba as regiões Norte, Noroeste, Serra e Litoral Norte do Estado.

— Esses temporais estão sendo o nosso limiar de perigo para essas áreas, com chuvas bem intensas. Estão relacionados com a frente fria e as instabilidades já residuais. É um perigo para a região e deve se ter muito cuidado — adverte a meteorologista da Climatempo Caroline Costa Nascimento.

A projeção da Climatempo acrescenta que em outras regiões próximas, como a Região Metropolitana, também podem apresentar riscos para alerta, de tempestades, de chuva moderada a forte, rajadas de vento de até 70 km/h.

A meteorologista Natália Pereira, diretora da Catavento Meteorologia, aponta que a já na madrugada de segunda a chuva atingirá a região norte e divisa com SC.

— Ao longo do dia, a chuva se espalha pela Serra, Região Metropolitana, Fronteira Oeste e Centro do Estado. No entanto, as chuvas mais intensas ficarão concentradas no Norte e na Serra — explica Natália.

Nas demais regiões, os acumulados devem ficar até 15 milímetros. Sem previsão de chuva para a Campanha e o Sul.

Para terça-feira (13), há um alerta do Inmet em vigor sobre perigo potencial de tempestade, em um faixa que abrange Noroeste, Norte, parte da Serra e Litoral Norte. “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo “, diz o informe.

A projeção da Climatempo ressalta que a faixa do Litoral ao lado da Lagoa dos Patos será um ponto de atenção durante a madrugada, pois apresenta riscos para chuvas mais intensas. Contudo, esses temporais vão diminuir com o decorrer do dia.

Na terça, a previsão da Climatempo aponta que as temperaturas seguem amenas pela manhã e sobem gradualmente à tarde: máxima de 25°C em Novo Machado, e mínima de 11°C em Santana do Livramento.

Trégua e retorno

A tendência para quarta-feira (14) é de nebulosidade em quase todo Estado, com sol aparecendo entre nuvens. A chuva pode reaparecer na quinta (15), se repetindo na sexta (16) e sábado (17), mas sempre em menor intensidade.

Por sua vez, a projeção da Climatempo aponta que pancadas de chuvas isoladas podem acontecer no período da tarde e noite de quarta, especialmente nas regiões da metade norte do Estado, mas não na mesma intensidade dos dias anteriores.

Os temporais retornam ao RS na quinta-feira, de acordo com a projeção da Climatempo, atingindo o Norte, Noroeste, Serra e Litoral Norte. Porém, em menor intensidade em comparação com o início da semana.

Para sexta-feira, as regiões da Serra e Litoral Norte podem apresentar chuvas um pouco mais intensas. As demais áreas não apresentaram precipitações significativas.

A chuva persistirá no sábado em todo território gaúcho, mas a projeção indica trégua no domingo (18).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias